EcoEnergy Monitor

postado em: Sem categoria | 1

LOGO

O Projeto EcoEnergy Monitor desenvolve uma tomada elétrica (ponto de energia) que é capaz de monitorar a tensão da rede da concessionária de energia, a corrente elétrica que flui no equipamento e a partir desses dois dados calcular a potência elétrica consumida em tempo real, assim como, o valor em reais (R$) do kw/h a ser pago enquanto o equipamento de consumo estiver ligado, dispondo todas as informações em um minúsculo LCD de baixíssimo custo integrado a tomada.

proJETO2

Uma vez que cada tomada elétrica for capaz de fornecer essas informações, o próximo passo será integrar os dados de todos os pontos de energia em uma central de controle e monitoramento através de uma rede Wi-Fi entre todos os pontos de consumo de energia dentro da residência ou estabelecimento qualquer. Isto nos permitirá visualizar o consumo total de energia do estabelecimento ou o consumo individual de cada ponto de energia, e através de um sistema inteligente obter estatísticas de consumo como, por exemplo, quem consumiu mais ou quem consumiu menos nos permitindo estabelecer metas de uso e consumo, assim como saber quem está ligado e consumindo, e ter com esse sistema o controle sobre cada ponto de energia ligando ou desligando o mesmo remotamente pela central de controle, Web ou Smartphone.

O desenvolvimento do projeto se dá a partir de tecnologias livres, permitindo um custo/beneficio acessível aos usuários domésticos e empresas. O seu desenvolvimento partiu da necessidade de se obter uma informação geral e ao mesmo tempo segmentada do consumo de energia dentro do lar ou em um estabelecimento qualquer, tornando o consumo consciente e o custo controlado, uma vez que vivemos uma completa e desagradável surpresa quando recebemos a fatura de energia todos os meses.

Green-HomeVemos nessa ideia um grande potencial de utilidade, uma vez que além de informações sobre o consumo e valor a ser pago para a concessionária de energia, você poderá estabelecer quanto você quer ou pode pagar naquele mês, ou seja, você pode estabelecer uma meta de consumo, e o sistema será responsável pela economia de energia baseado na escolha das tomadas elétricas que podem ser gerenciadas. Consideramos este um produto inovador e de extrema utilidade pública no combate a perda e consumo desnecessário de energia, e obviamente uma ferramenta que trará economia aos bolsos das famílias e empreendedores brasileiros.

Uma resposta

  1. Alessandra Carvalho

    É um otimo projeto, e se faz muito importante pra nossa regiao principalmente, pois temos uma gama enorme de hidreletricas e pagamos a energia ms cara do país, servira para monitorarmos… Parabens

Deixe uma resposta